sábado, 26 de novembro de 2011

O trigo e o joio



Beleza é fundamental! Não me refiro à beleza exterior. Falo daquela beleza que vem de dentro, tão rara nos dias de hoje.
Observo jovens que se deixam influenciar por modismos. Não têm autenticidade alguma. Já não sabem manter uma conversa inteligente. Usam frases feitas, às vezes tiradas de letras de músicas, tão vazias de sentido como suas próprias vidas. Se tornam ridículos no modo de ser, de falar e de agir. Sublimam "ídolos" que espalham mediocridade escondidos atrás do que querem fazer acreditar ser arte.
Ai que saudade da boa conversa. Dos jovens cheios de ideais que transformaram o mundo nos anos 60. Saudade dos artistas que faziam da arte uma forma de crítica inteligente. Das músicas que traziam em suas letras a força da transformação. E o que temos hoje? Músicas em sua maioria fazendo apologia ao crime, ao uso de drogas, denegrindo a imagem das mulheres com suas letras escrotas. E, como bobos da corte temos como seus seguidores uma grande legião de jovens. Jovens de todas as classes sociais. E é isso que me deixa perplexa. Muitos desses jovens não podem usar a desculpa da falta de oportunidade, da miséria, da discriminação social para uma escolha tão pouco inteligente. Muitos são até "universitários" com todas as oportunidades para se tornarem adultos bem sucedidos.
Tento encontrar uma explicação para esse "fenômeno" cada vez mais frequente entre os jovens de hoje. Então começo a separar o joio do trigo.
A família é realmente a base de tudo. Família com bases sólidas formará jovens com capacidade de amadurecer com responsabilidade e com um caráter inviolável e não influenciável. Jovens com beleza interior. Esses são como o trigo, que florescem no campo espalhando sua luz dourada.
E há aqueles que jamais serão trigo. São o joio espalhado no campo.

No início não conseguimos diferenciar um do outro, mas na época do amadurecimento as diferenças se tornam gritantes. Enquanto o trigo muda de cor, assumindo um esplêndido tom dourado e elevando-se altivo em direção ao céu, o joio permanece verde como sempre foi esparramado desfigurado ao chão.
O trigo explode de dentro pra fora em belos cachos de sementes, todas postadas em incrível ordem formando lindo pendão. Já o joio produz umas bolotas enrugadas, que de imprestáveis que são caem dos seus ramos antes mesmo de amadurecerem.
Hoje sinto meu coração tranquilo. Vejo que plantei trigos.Não estão ainda prontos para serem colhidos mas já se destacam com seu brilho dourado na grande plantação da vida.
                                                                                                           25/11/2011

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Engraçado como na vida as coisas vão se definindo e o que parecia certo, de repente se torna algo que parece nunca ter existido.
Tudo se acomoda novamente, cada coisa no seu devido lugar.
O passado fica exatamente onde deve ficar: num cantinho bem pequeno, bem escondidinho e insignificante. Tudo toma exatamente o rumo que deveria tomar.
Dizem que DEUS escreve certo por linhas tortas. E é verdade!
É bobagem temer por coisas, que no fundo sabemos que estão fadadas ao fracasso. É necessário  acreditar e ter fé que no fim tudo vai dar certo.
Algumas pessoas não precisam de ajuda. Se afundam sozinhas nas suas mentiras, nas suas fraquezas e no excesso de auto confiança. Resta às pessoas que estão próximas se protegerem para não embarcar na mesma canoa furada.

                                                                              04/11/2011