sábado, 26 de novembro de 2011

O trigo e o joio



Beleza é fundamental! Não me refiro à beleza exterior. Falo daquela beleza que vem de dentro, tão rara nos dias de hoje.
Observo jovens que se deixam influenciar por modismos. Não têm autenticidade alguma. Já não sabem manter uma conversa inteligente. Usam frases feitas, às vezes tiradas de letras de músicas, tão vazias de sentido como suas próprias vidas. Se tornam ridículos no modo de ser, de falar e de agir. Sublimam "ídolos" que espalham mediocridade escondidos atrás do que querem fazer acreditar ser arte.
Ai que saudade da boa conversa. Dos jovens cheios de ideais que transformaram o mundo nos anos 60. Saudade dos artistas que faziam da arte uma forma de crítica inteligente. Das músicas que traziam em suas letras a força da transformação. E o que temos hoje? Músicas em sua maioria fazendo apologia ao crime, ao uso de drogas, denegrindo a imagem das mulheres com suas letras escrotas. E, como bobos da corte temos como seus seguidores uma grande legião de jovens. Jovens de todas as classes sociais. E é isso que me deixa perplexa. Muitos desses jovens não podem usar a desculpa da falta de oportunidade, da miséria, da discriminação social para uma escolha tão pouco inteligente. Muitos são até "universitários" com todas as oportunidades para se tornarem adultos bem sucedidos.
Tento encontrar uma explicação para esse "fenômeno" cada vez mais frequente entre os jovens de hoje. Então começo a separar o joio do trigo.
A família é realmente a base de tudo. Família com bases sólidas formará jovens com capacidade de amadurecer com responsabilidade e com um caráter inviolável e não influenciável. Jovens com beleza interior. Esses são como o trigo, que florescem no campo espalhando sua luz dourada.
E há aqueles que jamais serão trigo. São o joio espalhado no campo.

No início não conseguimos diferenciar um do outro, mas na época do amadurecimento as diferenças se tornam gritantes. Enquanto o trigo muda de cor, assumindo um esplêndido tom dourado e elevando-se altivo em direção ao céu, o joio permanece verde como sempre foi esparramado desfigurado ao chão.
O trigo explode de dentro pra fora em belos cachos de sementes, todas postadas em incrível ordem formando lindo pendão. Já o joio produz umas bolotas enrugadas, que de imprestáveis que são caem dos seus ramos antes mesmo de amadurecerem.
Hoje sinto meu coração tranquilo. Vejo que plantei trigos.Não estão ainda prontos para serem colhidos mas já se destacam com seu brilho dourado na grande plantação da vida.
                                                                                                           25/11/2011

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Engraçado como na vida as coisas vão se definindo e o que parecia certo, de repente se torna algo que parece nunca ter existido.
Tudo se acomoda novamente, cada coisa no seu devido lugar.
O passado fica exatamente onde deve ficar: num cantinho bem pequeno, bem escondidinho e insignificante. Tudo toma exatamente o rumo que deveria tomar.
Dizem que DEUS escreve certo por linhas tortas. E é verdade!
É bobagem temer por coisas, que no fundo sabemos que estão fadadas ao fracasso. É necessário  acreditar e ter fé que no fim tudo vai dar certo.
Algumas pessoas não precisam de ajuda. Se afundam sozinhas nas suas mentiras, nas suas fraquezas e no excesso de auto confiança. Resta às pessoas que estão próximas se protegerem para não embarcar na mesma canoa furada.

                                                                              04/11/2011

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

" Se um homem algum dia te disser: -Se quer ficar comigo tem que ser do meu jeito! Fuja, parte pra outra o mais rápido possível. Essa é a prova mais clara de que você merece coisa melhor..."




                                                                                                           06/10/2011

terça-feira, 6 de setembro de 2011

"Às vezes uma pessoa é tão idiota que você pensa: Não, não é possível! E tenta ver e rever a situação. Mas é possível sim: IDIOTAS  existem!!!"

                                                     06/09/2011

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Viver requer coragem, disposição, movimento. O tempo perdido não volta mais... Enquanto você dorme as pessoas vivem...


                                                                                             23/08/2011

terça-feira, 28 de junho de 2011


Chega uma certa época em nossa vida, que deixamos de pensar em nossos sonhos para ajudar a realizar os sonhos das pessoas que amamos. Acho que chegamos  até mesmo a não ter mais sonhos... ou talvez eles se misturem com os sonhos de quem tanto amamos. Às vezes também bate uma frustração. Uma vontade de ouvir um "muito obrigado", um "eu te amo" sincero; de receber um abraço espontâneo. Mas nada muda se isto não acontece. Ainda assim, nos desdobramos para realizar os desejos dessas pessoinhas tão queridas, só pelo prazer de ver um sorriso estampado no rosto, de sentir a alegria por mais uma etapa vencida.
Sabemos que talvez nunca teremos retorno algum pela dedicação, pelo esforço insano, pelas noites mal dormidas. Talvez até escutemos um "viva a sua vida e me deixe viver a minha". Mas o tempo revela, de uma forma ou de outra que não estamos deixando de viver nossa vida. São apenas nossas "prioridades" que mudaram. E só quando nos tornamos "mães" e "pais" é que compreendemos essa etapa da vida. Esse doar-se por inteiro.

                                                         28/06/2011

quarta-feira, 25 de maio de 2011


     Às vezes escrevo coisas que incomodam. E bastante! Bom, se isso acontece é porque quem lê, identifica nos textos algo que de uma forma ou de outra tem alguma relação com suas vivências. Mas palavras servem pra isso: incomodar, fazer refletir, crescer, reavivar e revirar sentimentos; sejam eles de amor, ódio, raiva, decepção, impotência, carinho...
     Já li vários textos e frases que me fizeram voltar ao passado, refletir sobre o presente, querer o futuro, pensar em mudar, querer continuar sendo eu mesma. Por isso, ler é mágico. Tudo o que lemos nos transforma de alguma forma.
Não necessariamente escrevo algo direcionado pra alguém ou visando um propósito. Escrevo o que me vem na alma. E não me importa de que forma minhas palavras são interpretadas. Cada pessoa vai sentí-las de acordo com os sentimentos inconfessáveis que lhe vão no coração (sentimentos ficam no coração? rsrsrs).
     Bom, e às vezes não é necessário um texto para incomodar ou fazer refletir. As poucas palavras contidas numa frase já bastam: "Vai um lanchinho aí?"

26/05/2011

sexta-feira, 20 de maio de 2011


É difícil perdoar quem entra na sua vida, na sua casa, destruindo uma confiança de anos, plantando a discórdia. Abalando o amor mais puro que pode existir. É difícil perdoar quem invade seu espaço, detonando com as relações, manipulando, mentindo, exigindo.
É difícil perdoar, mas eu tento...
                  
                                                     11/05/2011

quarta-feira, 11 de maio de 2011

UM ESTRANHO NO CAMINHO

Fico pensando o que leva alguém a não perdoar palavras duras, ditas num momento de ira por alguém com laços de amor. Palavras ditas em momentos de tensão, discussões; e o que leva essa mesma pessoa a perdoar tão facilmente atitudes, não tomadas em momentos de ira, mas atitudes planejadas minuciosamente e com antecedência. Atitudes tomadas por alguém que encontrou ao acaso , numa curva do caminho.
Reflito se vale à pena trocar o amor de uma vida inteira, o amor fraternal, o amor maternal por um amor mundano.
Me surpreendo cada vez mais quando sinto na pele o quão insignificante estão se tornando os laços de família. O quanto se tem valorizado o amor carnal. Amor este, muitas vezes insento de respeito, de verdade, de lealdade.
Cada vez, sinto mais forte um vazio n'alma. Tento entender, buscar explicações e só consigo ver a insanidade daqueles que amam sem questionar se vale a pena mudar toda uma vida e apostar todas as "fichas" em alguém, que no fundo, não passa de um estranho que encontrou naquela curva do caminho...


                                                                                            04/11/2010

segunda-feira, 2 de maio de 2011

GOSTO DE PESSOAS





"Gosto do simples, do autêntico, verdadeiro.
Gosto da maturidade dos decididos e da imaturidade nata das crianças.
Gosto do frescor da noite e da pele aquecida pelo sol do meio dia.
Gosto da segurança conquistada no presente, da insegurança escondida no futuro e das lembranças que o passado me impõe.
Não desgosto de pessoas. Desgosto de atitudes...
Das pequenas e grandes mentiras.
Do desprezo proposital.
Da falta de amor próprio e de amor ao próximo.
Do excesso de auto elogio.
Gosto de pessoas..."


                                                                                  25/03/2011
                                                                   

quarta-feira, 30 de março de 2011

Certa vez perguntaram à um sábio:
- Qual o pior tipo de mau carater? Aquele que pratica a ação ou aquele que concorda com elas e até as "aplaude"? Ao que o sábio prontamente respondeu:
-Há dois tipos de mau carater. O mau carater corajoso, que assume suas ações e o mau carater covarde, que se esconde à sombra do primeiro. Cabe à vocês decidirem qual é o pior deles...

                                    30/032011

domingo, 20 de março de 2011

LIBERDADE


Algumas pessoas têm uma falsa sensação de liberdade; mas a verdadeira liberdade tem que ser vivênciada em toda sua essência. Não basta apenas fingir que se é livre.
Liberdade é saber fazer um novo começo sem as amarras do passado. É parar de se preocupar com o que vai " perder" e tomar decisões. É saber colocar um fim no que acabou e não tem mais volta. É deixar de viver do passado e deixar o presente entrar em sua vida com todas as coisas novas e boas que surgem. É deixar de querer novamente a prisão que já está de portas abertas.É sair pela porta e se sentir bem assim.
 De nada valem as experiências que já vivemos, sejam elas boas ou ruins se insistimos em ignorá-las.
 A liberdade é uma falsa ilusão se ainda nos deixamos prender por algemas invisíveis

                                                                                                      11/03/2011

CRESCER É PRECISO



"Algumas pessoas não crescem jamais, não amadurecem. São eternas crianças, não na inocência e na alegria peculiar; mas na necessidade de chamar a atenção, de ser notada.

Jamais serão adultos, não nas responsabilidades e dificuldades do dia-à-dia, mas na capacidade de discernir o certo do errado, de conhecer à fundo as pessoas com as quais conviveu.

São pessoas incapazes de reconhecer seus erros e de aprender com eles.

Vivem na eterna ilusão... de serem os melhores, os mais inteligentes, os acima de qualquer suspeita e o pior, julgam os outros por suas próprias atitudes."




"Quando amamos e respeitamos uma pessoa com a qual convivemos tempo suficiente para conhecê-la, nós a defendemos não importa as circunstâncias. Se não falamos uma palavra em defesa é porque não a amamos o suficiente e muito menos a respeitamos ..."

ANO NOVO



Vida nova?

Não sei...

Achamos que de repente tudo vai mudar.

Será???

Bom, não importa.

O que importa é que estamos aqui, vivendo. Dia após dia, instante após instante.

De repente sentimos necessidade de fazermos uma retrospectiva:

Conhecemos e convivemos com pessoas. Algumas valeram a pena, outras... nem tanto.

Amamos pessoas, nos apegamos, desapegamos. Também não importa; O importante é que elas deixaram marcas... boas, ruins. Mas de uma forma ou de outra nos fizeram crescer.

Sorrimos, choramos; cantamos, calamos.

Perdemos pessoas "importantíssimas"que jamais serão esquecidas não importa onde se encontram hoje.

Nos decepcionamos muito...

Nos surpreendemos muito...

Caímos numa curva do caminho. Nos levantamos seguindo em frente.

Recebemos notícias que tanto queríamos, às vezes tardiamente, mas que fizeram nosso coração bater descompassado.

Engolimos em seco.

Reavivamos nossas esperanças.

Abraçamos parentes.. amigos.

Nos afastamos.

Nos reaproximamos.

Absorvemos as tristezas... as alegrias.

Enfim... vivemos.

Alguma coisa vai mudar???

Não sei... Não importa.

Mas um Novo Ano nasce, iluminado pelos fogos de artifícios...

Iluminado por DEUS, que é a essência de nossa vida...                                                                                                                     


                                                      31/12/2010

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

RENOVAÇÃO


Relaxe e dê tempo ao tempo. Dê tempo a si mesmo. Invista suas energias nas grandes mudanças que estão por vir. Deixe as coisas acontecerem naturalmente no vai-vem dos dias. Mude completamente sua rotina. Se recolha um pouco , desapareça um pouco, cale-se um pouco. Sorria muito, exercite-se muito, brinque muito. Só se relacione com quem realmente merece e sabe desfrutar de maneira saudável da sua companhia. O futuro? Será maravilhoso se acreditarmos na nossa capacidade de renovação.

                                                          15/02/2011

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Não sei o que é pior: uma "criança" falando e fazendo merda ou um "adulto" que compactua com isso e até incentiva...